Regina Maria Marteleto é graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/Brasil) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil), mestre em Sciences de l´Information et de la Communication pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/França) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Tem se dedicado a pesquisas relacionadas aos seguintes temas: cultura e informação; conhecimento, informação e sociedade; informação e comunicação em saúde; mediações infocomunicacionais em redes sociais; sujeito, leituras e linguagens de informação na contemporaneidade; teoria social, epistemologia e interdisciplinaridade nos estudos da informação.
Presidente da ANCIB-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da
REGINA MARIA MARTELETO
Informação, de 2003 a 2006, e coordenadora do Grupo de Trabalho Mediação, Circulação e Apropriação da Informação, de 2007 a 2009. É líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Processos Infocomunicacionais. É Representante e responsável científica, pelo Brasil, da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação - Rede MUSSI, desde 2008.
Edson Luís de Almeida Teles é graduado em Filosofia e mestre e doutor em Filosofia Política pela Universidade de São Paulo (USP/Brasil), desenvolve pesquisas nas áreas de filosofia política contemporânea (Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben) e filosofia do direito (direitos humanos e Estado de Direito). Pesquisa os seguintes temas: democracia; memória; soberania; estado de exceção; autoritarismo; violência; narrativa e ação política.
Professor adjunto da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo
EDSON LUÍS DE ALMEIDA TELLES
(Unifesp/Brasil) e membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura e do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO/Argentina).
Edgardo Civalleros é gerente de conhecimento, graduado em licenciatura em Bibliotecologia y Documentación, História, Biologia e Ciencias del Mar, todos pela Universidad Nacional de Córdoba (UCO/Argentina). Desenvolve trabalhos e pesquisas em conservação da biodiversidade e sustentabilidade; em comunicação e educação ambiental; na gestão de coleções biológicas; na concepção de bibliotecas digitais e serviços de informação especializada; e na preservação, conservação e digitalização de coleções patrimoniais.
Coordenador da biblioteca da Estação Científica da Fundação Charles Darwin (Equador).
EDGARDO CIVALLEROS
Gustavo Silva Saldanha é graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil), mestre em Ciência da Informação pela da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG) e doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ/Brasil). Realizou no período 2017-2018 estágio pós-doutoral na Université de Toulouse III - Paul Sabatier (França). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Epistemologia da Ciência da Informação; Filosofia da Informação; Linguagem e informação; História da Ciência da Informação; Conceitos nos estudos informacionais.
Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil). É bolsista de produtividade 2 do CNPq.
GUSTAVO SALDANHA
Maria Aparecida Moura é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (Fae/UFMG), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo/Brasil) e possui pós-doutorado em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l' Homme (MSH/França). Tem experiência na área de Ciência da Informação, Comunicação e Educação, com ênfase em tecnologias da informação e na produção de conteúdos relacionados aos direitos humanos e à preservação, registro e difusão da cultura popular e dos saberes tradicionais brasileiros. Seu escopo e interesses de estudos abrangem: Semiótica aplicada aos estudos informacionais; Organização da informação: fundamentos teóricos, mediações e aplicações; e Análise de Redes Sociais (ARS) aplicadas aos estudos Informacionais.
Professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil), coordena o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos
MARIA APARECIDA MOURA
Christine BARATS é professora (mestra de conferência) de Ciências da Informação e da Comunicação, autorizada a liderar pesquisas. Especialista em análise de discurso, leciona na Universidade Paris Descartes e realiza sua pesquisa no Céditec (EA 3119) da Universidade Paris-Est Créteil. Ela dirigiu o primeiro manual de análise da Web em francês ("Manuel d'analyse du Web", Armand Colin, 2017) e trabalhou na midiatização do ranking de Xangai (Xangai ranking) na França (Corpus de mídia e entrevistas abrangentes).
Professora da Universidade de Paris Descartes e pesquisadora da Universidade de Paris-Est Créteil (França)
CHRISTINE BARATS
​Joëlle LE MAREC é professora de Ciências da Informação e da Comunicação, dirige o GRIPIC, Universidade Sorbonne, CELSA. Suas pesquisas abrangem as relações entre ciência e sociedade, a expressão cultural da ciência e as concepções de investigação.
Professora da Universidade Sorbonne (França)
JOËLLE LE MAREC
Terezinha de Fátima Carvalho Souza é graduada em Biblioteconomia e mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil), desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: informação para negócios; fontes de informação; arqueologia da informação; gestão e análise da informação; comunicação científica; e análise do discurso.
Diretora e professora adjunta da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG).
TEREZINHA DE FÁTIMA CARVALHO SOUZA
Pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil) e Professora titular de Ciência da Informação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil).
Maria Guiomar Frota é graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/Brasil), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/Brasil). Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre os seguintes temas: Informação e Direitos humanos; Memória da repressão e da resistência nos Países do Cone sul. No campo da extensão coordena um projeto de apoio à disponibilização dos documentos da Comissão Estadual da Verdade (COVEMG).
Professora associada da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG)
MARIA GUIOMAR DA FROTA CUNHA
Pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil) e Professora titular de Ciência da Informação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil).
​Icleia Thiesen é graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil) e em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (USU/Brasil). É Mestre e doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ com pós-doutorado em Ciência da Informação pela Université de Toulouse III - Paul Sabatier (França). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase nos estudos históricos e epistemológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, memória e história; organização do conhecimento; história oral; memória institucional; imagens da clausura; lugares de memória da Ditadura (1964-1985); documentos sensíveis.
Pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil) e Professora titular de Ciência da Informação da
ICLEIA THIESEN
Informação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil).
Patrick Fraysse é doutor em Sciences de l'Information et de la Communication pela Université Toulouse, desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Mediação cultural, científica e documentária; Medievalismo, recepção e circulação da noção de Idade Média; Patrimônio e patrimonialização; Patrimônio científico e museu universitário.
Maîtres de conférences no Institut Universitaire de Technologie (IUT) da Université Toulose III - Paul Sabatier (França).
PATRICK FRAYSSE
​Fabrício José Nascimento da Silveira é graduado em Biblioteconomia e mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas (UFMG/Brasil), tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública e identidade; história do livro e das bibliotecas; bibliotecas públicas como lugares de práticas culturais (memória, cultura, educação e leitura); memória e patrimônio cultural; acervos públicos de informação e a constituição dos discursos identitários nacional; e diretrizes para a formação do bibliotecário no Brasil e nos países em desenvolvimento.
Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG).
FABRÍCIO JOSÉ NASCIMENTO DA SILVEIRA
René Lommez Gomes é graduado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil), tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas Museologia; Patrimônio Cultural; História das Coleções e dos Museus; História Atlântica e História da Arte, com ênfase na produção flamenga e holandesa do século XVII. Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Iconografia europeia sobre povos ameríndios e africanos; História e Teoria da Arte Flamenga e Holandesa (séc. XVII); História da Arte Brasileira; História e Memória da Cidade; Curadoria; Museologia e Patrimônio Cultural.
Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG) – Brasil.
RENÉ LOMMEZ GOMES
Professor em Sciences de l'Information et de la Communication da Université de Lille (França), é membro da
STEPHANE
CHAUDIRON
Stephane Chaudiron é mestre em letras modernas pela Université de Paris 4, em linguística informática pela Université de Paris 7, e doutor em ciências da linguagem com ênfase em linguística informática pela Université de Paris 7. Desenvolve pesquisas sobre a análise dos usos e das práticas informacionais; a apropriação e avaliação dos dispositivos digitais e organização do conhecimento.
Association for Information Science and Technology (ASIST) e membro do capítulo francês da International Society for Knowledge Organization (ISKO).